Leonardo Barreto
I3P Risco Político
Brasília, 09/07/2024
Bolsonaro
Jornais estão concentrados na epopeia de Jair Bolsonaro e a venda de jóias recebidas com presentes. É difícil compreender a real importância desse tema a não ser pela ótica de que ele consolida a retirada definitiva do ex-presidente da corrida eleitoral de 2026. Trata-se de um passo para a diminuição da radicalização política do país? Sem Bolsonaro, Luta teria menos incentivos para tentar a reeleição? São todas perguntas válidas no decorrer desse episódio.
Vale ler o editorial do Estadão que retratou a falta de qualidade do fórum conservador organizado pela família Bolsonaro. O texto afirma que a “Direita democrática deveria abandonar Bolsonaro”. O “único” problema dessa tese é que quem tem voto é o ex-presidente. Enquanto essa for a realidade, ele continuará fazendo o papel de cavalo de Tróia e sendo o principal eleitor de todos os outros segmentos dos políticos conservadores. https://www.estadao.com.br/opiniao/a-direita-democratica-precisa-negar-bolsonaro
Reforma Tributária
Acertos sobre o desenho final da reforma tributária estão se dando no formato de “petit comité” no âmbito do colégio de líderes. Não está claro ainda o que pode entrar no acordão e o que vai para o voto. Jornais destacam “romaria” de setores ao presidente Arthur Lira (PP/AL), que é o relator de fato da proposta junto ao qual até Lula faz lobby (para incluir a carne da cesta básica).
Gasolina e Lula
A Petrobras anunciou aumento da gasolina e do gás de cozinha e, mesmo assim, o preço continua 10% abaixo da cotação internacional. “Segundo levantamento da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom) divulgado na noite desta segunda-feira (8), os novos preços da Petrobras ainda têm uma defasagem média de R$ 0,34 por litro”. Do ponto de vista político, lembra-se sempre que este e um item sensível que ajuda a formar opinião quanto ao trabalho de um governante. As pessoas associarão esse aumento à pressão sobre o dólar colocada recentemente pelo presidente Lula? O quanto de reponsabilidade será atribuída ao presidente pelo movimento, embora os preços estejam represados há 9 meses?
Desoneração
Nos bastidores, se fala que a Fazenda apresentou uma medida adicional de aumento de arrecadação para compensar a desoneração de 17 setores e municípios. Mas o pessoal do senador Jaques Wagner (PT/BA) não quer anunciar qual seria antes de fazer a negociação política.
P.s. Falando em Lula: há novas pesquisas de popularidade na praça para serem divulgadas nesta semana.